quarta-feira, 15 de abril de 2015

Aula Virtual - A Pedagogia dos Multiletramentos/Novos Letramentos (23/03/2015)

           A professora disponibilizou no site: http://lptlp2015a.blogspot.com.br/ o texto teórico de base "A Teoria dos Gêneros Discursivos de Círculo de Bakhtin e os Multiletramentos". Sendo assim, nós deveríamos ler e, em seguida, responder a uma atividade que será discutida em sala na próxima aula, dia 30 de março. Foi anexado, também, um texto de apoio: Leitura e escrita como instrumentos de estudo. Já chegando ao fim desta aula, Andréia solicitou que levássemos a resenha crítica de Mario Abbade do filme "Pequena Miss Sunshine", encontrada no blog criado pela professora para estes fins.

Aula Introdutória - Perspectiva teórica (16 de março de 2015, segunda-feira)

         Por motivos pessoais, infelizmente, não pude comparecer a 1ª aula da disciplina Leitura e Produção de texto em Língua Portuguesa. Tenho, portanto, somente algumas informações rasas do que foi ministrado pela professora Andréia da Silva neste dia.
             De acordo, com meus colegas universitários, a professora desde o início demonstrou interesse em diminuir o habitual distanciamento entre alunos e professores, e nos propôs uma aula mais descontraída e participativa. Sem dúvida este é um posicionamento incomum e muito favorável para a construção do conhecimento em um ambiente de sala de aula.
Inicialmente, foram explicitadas as várias matérias que compõem a grade curricular do curso de Letras; e inclusive, uma questão que atraiu bastante uma colega de classe, foi com relação a distinção entre gramática e linguística.
            Em seguida, a professora tratou das abordagens no ensino da Língua Portuguesa, quais sejam: Letramentos( leitura e escrita como prática social); Alfabetismo( código); Letramentos Múltiplos (variedade de práticas letradas); Multiletramentos ou novos letramentos( outras linguagens e a diversidade cultural das populações, próprio da contemporaneidade e; Letramentos Digitais( prática letrada envolvendo os dispositivos digitais).
          Por fim, a turma assistiu a vídeos conhecidos por Narrativas Digitais. Feito isso, Andréia propôs que elaborássemos em grupo uma narrativa digital. Ainda antes que se encerrasse a 1ª aula desta disciplina, foram apresentados blogs variados para nos inspirar na elaboração do nosso blog pessoal, que nos servirá de diário.